Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 16h36

Médicos escoceses dão pílulas para meninas com menos de 13 anos

Publicidade

da France Presse, em Londres

Meninas com menos de 13 anos de idade estão tomando pílulas anticoncepcionais na Escócia, informou nesta segunda-feira um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Aberdeen.

Segundo o estudo, 23 meninas com menos de 13 anos [duas não tinham mais de 10 anos] tomaram pílula anticoncepcional. O trabalho incluiu 35 mil pacientes e 161 clínicos escoceses.

A pesquisa se baseou nos registros de prescrições médicas, mas também na evidência de que 1.376 jovens com menos de 16 anos tomaram pílulas anticoncepcionais.

A associação médica britânica informou que toda jovem, qualquer que seja sua idade, pode ter a pílula prescrita se for considerada fértil por seu médico.

No entanto, na Escócia, as relações sexuais com jovens de menos de 13 anos são consideradas legalmente como estupro. Portanto, entende-se que os médicos devam informar à polícia ou ao serviço social sobre as jovens de menos de 13 anos que desejam tomar pílula.

Uma porta-voz da oposição regional afirmou que "o médico que prescrever pílulas anticoncepcionais para moças tão jovens tem um comportamento duvidoso".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pílulas anticoncepcionais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página