Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 14h47

Após discurso de Putin, poloneses boicotam o Balé Bolshoi

Publicidade

da France Presse, em Varsóvia

Uma série de apresentações do tradicional balé russo Bolshoi foi boicotada na Polônia, depois que a população se sentiu "ofendida" com o discurso do presidente russo, Vladimir Putin, nas comemorações dos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), informaram nesta terça-feira os organizadores.

"Soube que uma série de espetáculos foi cancelada. Misturar política e arte é escandaloso", disse Cezary Szyjko, empresário dos solistas do Bolshoi. "As duas primeiras apresentações ficaram lotadas, mas nesta segunda-feira [após o discurso de Putin], o teatro estava quase vazio", acrescentou.

Segundo Victor Switoniak, organizador da turnê polonesa do Bolshoi, programada para acontecer entre os dias 6 e 26 deste mês, "em cartas anexadas aos bilhetes devolvidos, as pessoas explicaram que se recusaram a ir ao espetáculo por causa do discurso de Putin".

Os poloneses se sentiram especialmente ofendidos porque o presidente russo não mencionou os esforços da Polônia durante a guerra --o país reivindica a posição de quarta força militar antinazista, com 600 mil soldados em unidades regulares que combateram em quase todas as frentes de batalha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Segunda Guerra Mundial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Balé Bolshoi
  • Leia o que já foi publicado sobre Vladimir Putin

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página