Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2005 - 04h49

Atentados suicidas deixam ao menos 56 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Três atentados suicidas deixaram ao menos 56 pessoas mortas e mais de 90 feridas na manhã desta quarta-feira no Iraque, de acordo com informações da polícia.

Em Tikrit, 175 km ao norte de Bagdá, capital do país, um suicida explodiu um carro-bomba em um pequeno mercado, próximo a uma delegacia de polícia, deixando ao menos 28 pessoas mortas e outras 60 feridas.

"O que eu vi foi uma tragédia", afirmou Ibrahim Mohammed, um trabalhador da cidade de Kut que estava no mercado no momento da explosão. "Algumas pessoas tiveram suas cabeças arrancadas, algumas ficaram queimadas, outras foram mutiladas", completou.

Na cidade de Hawija, a sul da estratégica Kirkuk (produtora de petróleo), outro suicida, desta vez com bombas escondidas sob a roupa, detonou os explosivos em um posto de recrutamento do Exército do Iraque. O atentado causou a morte de ao menos 25 pessoas e deixou outras 34 feridas, segundo a polícia local.

O terceiro ataque do dia aconteceu em Bagdá, capital do país. O suicida se explodiu junto com seu carro pouco antes de chegar ao prédio de uma delegacia de polícia em Dora, região sul da cidade. Segundo a polícia, três civis foram mortos.

Violência

O ataque desta quarta-feira é parte de uma onda de violência que já matou cerca de 350 pessoas --a maioria soldados e policiais iraquianos-- desde que o primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari anunciou a formação do novo governo iraquiano, em 28 de abril último.

O aumento da violência no Iraque é uma tentativa --por parte dos rebeldes sunitas-- de desestabilizar o novo governo democrático do país.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página