Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2005 - 10h53

Milagres de João Paulo 2º teriam ocorrido até "pela TV"

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 anunciou nesta sexta-feira o início do processo de beatificação de seu antecessor, João Paulo 2º, que morreu no dia 2 de abril, aos 84 anos. Cartas de fiéis relatam milagres que teriam acontecido, inclusive, quando a imagem do papa aparecia na TV.

Ao longo dos seus 26 anos de pontificado, João Paulo 2º recebeu inúmeras cartas de fiéis relatando curas e milagres, que foram guardadas pelo Vaticano, e agora serão analisadas.

Muitas dessas cartas relatam milagres que teriam acontecido durante as transmissões televisivas das audiências públicas do papa. Entre elas, há a de um padre exorcista que agradece João Paulo 2º por ter conseguido livrar um "possuído pelo demônio" no momento em que a imagem do rosário bendito do sumo pontífice apareceu na TV.

Em outra, uma mulher --cega de nascença- teria voltado a enxergar depois de ter beijado a mão direita do papa, durante uma de suas aparições públicas. Uma outra mulher conta em uma correspondência que começou a caminhar depois de ter saudado João Paulo 2º.

Milagres famosos

Entre os milagres atribuídos ao papa João Paulo 2º, o mais famoso foi a cura de um americano que tinha um tumor no cérebro, após receber a comunhão das mãos do antigo sumo pontífice.

Outra história que circula pelos corredores do Vaticano é a do cardeal Francesco Marchisano. "Tinha operado a carótida [a maior artéria do pescoço que distribui sangue para o cérebro], mas um erro médico fez com que minhas cordas vocais ficassem paralisadas, e eu praticamente não falava mais", segundo relato publicado pelo jornal italiano "La Repubblica".

João Paulo 2º tocou a garganta de Marchisano. "Ele disse que havia pedido ao Senhor por mim, no momento em que tocou meu pescoço", afirma o cardeal que, depois de um tempo, voltou a falar normalmente.

Há também o caso de um rapaz africano que vive na Suíça, que diz ter sido curado de um câncer na garganta depois de tocar o rosário pontifício.

Segundo a norma vigente, o processo de beatificação não poderia começar antes de 2010.

O processo de beatificação envolve um postulador, responsável por obter informações e um relator, que deve avaliar as evidências dos milagres e fazer a recomendação para a beatificação.

Especial
  • Erramos: Milagres de João Paulo 2º teriam ocorrido até "pela TV"

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o novo papa
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página