Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2005 - 16h58

México tenta abafar comentários de Fox considerados racistas

Publicidade

da France Presse

A presidência mexicana tentou abafar uma polêmica que já começava a se criar, depois que o presidente Vicente Fox deu declarações consideradas racistas na última sexta-feira.

Em um encontro com empresários norte-americanos, Fox disse que "os mexicanos, cheios de dignidade, vontade e capacidade, estão trabalhando em funções que nem mesmo os negros querem ter nos Estados Unidos".

Na noite de sábado, a presidência mexicana publicou um comunicado no qual reiterou o compromisso de defender os direitos dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, esclarecendo que as palavras de Fox não tiveram intenção racista. O comunicado não contém qualquer pedido de desculpas.

"O presidente Vicente Fox expressa o seu enorme respeito às minorias, qualquer que seja sua origem racial, étnica e religiosa. É por isso que lamenta e discorda das interpretações que acusam suas declarações de racistas", afirma o documento.

O Partido da Revolução Democrática (esquerda, oposição), que há apenas uma semana assinou um acordo de paz com o presidente, chamou Fox de "racista" e "ignorante" em um comunicado.

Alguns deputados da oposição também expressaram sua indignação ao jornal "La Jornada", pedindo que Fox se desculpe. Entre as declarações divulgadas, há frases que acusam o político de ser "um digno latifundiário do começo do século 20" e "um firme defensor das atitudes racistas".

O Departamento de Estado norte-americano afirmou que "esse nível de diálogo não merece comentário", segundo o jornal "El Universal". Na publicação, o reverendo Jesse Jackson, defensor dos direitos civis dos negros americanos, afirmou que Fox fez um comentário "racista, inexato, desnecessário e estereotipado".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vincent Fox
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página