Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2005 - 19h58

Após visita surpresa ao Iraque, Condoleezza Rice vai para o Qatar

Publicidade

da Folha Online
da France Presse

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, desembarcou neste domingo à noite no Qatar, após visita surpresa de menos de um dia ao Iraque. Ainda não se sabe o que ela fará durante sua estada no Qatar.

No Iraque, Rice manifestou apoio ao primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari, que tomou posse recentemente.

"Estamos impressionados com sua liderança neste governo eleito democraticamente, e sabemos que você será um líder forte", disse em uma coletiva de imprensa, após um encontro com o político.

Rice também afirmou que os EUA continuarão "discutindo com as autoridades iraquianas para encontrar uma forma de relançar o processo político e ajudar os iraquianos a acabar com a insurgência".

"Temos a oportunidade de acabar com as atividades da insurgência, mas não temos que fazer isto sempre de forma militar, também podemos buscar caminhos dentro da política", ressaltou. Segundo ela, agora "os iraquianos devem redobrar seu trabalho no processo político", para fazer dar certo o novo governo.

Durante a visita, Rice também informou que estão intensos os esforços para a realização de uma conferência em junho, em busca de apoio técnico ao novo governo do Iraque.

Violência

O desembarque no Iraque aconteceu apenas um dia depois de o exército dos EUA anunciar o fim da "Operação Matador", iniciada em 7 de maio passado --o confronto terminou com saldo de nove soldados e mais de 125 rebeldes mortos. O objetivo da operação era combater supostos bastiões de insurgentes na região de fronteira como a Síria.

Hoje, os ataques continuaram no Iraque --desde a formação do novo governo, pelo menos 400 pessoas já morreram. Neste domingo, ao menos três policiais e dois civis morreram, e mais de 20 ficaram feridos, em dois ataques a bomba ocorridos em Baaquba (60 km ao norte de Bagdá).

Além dos ataques, a polícia do Iraque também informou a descoberta de 13 corpos enterrados superficialmente em um terreno vazio no bairro de Sadr City, uma área pobre habitada majoritariamente por xiitas em Bagdá.

De acordo com as autoridades, os homens aparentavam ter, em média, 20 anos de idade, e possuíam vários tiros no corpo. Eles usavam roupas de civis, estavam com os olhos vendados e as mãos amarradas atrás da cabeça.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Exército mata homem que se preparava para atentado
  • Polícia encontra 13 corpos abandonados em vala comum
  • Ataques suicidas matam mais cinco no Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a reconstrução do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página