Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2005 - 18h44

Opositor boliviano acusa líder do Congresso de tentativa de golpe

Publicidade

da Folha Online

O líder da oposição boliviana, Evo Morales, acusou nesta sexta-feira o presidente do Congresso Hormando Vaca Diez de "conspirar" para derrubar o presidente Carlos Mesa, e disse temer um golpe de Estado por parte dos militares.

Vaca Diez "quer dar um golpe em Mesa", afirmou o dirigente, que lidera um protesto de indígenas e camponeses que saiu da cidade de Caracollo (190 km da capital La Paz) no início desta semana. O grupo deve chegar na capital na próxima segunda-feira (23), e vai exigir mudanças na Lei de Hidrocarbonetos.

Jorge Silva/Reuters
Evo Morales, líder da oposição boliviana
Vaca Diez é o primeiro na linha de sucessão presidencial, caso Mesa renuncie ou seja destituído. Se ele não puder assumir o posto por algum motivo, a Presidência pode ficar com o presidente da Câmara dos Deputados ou o líder da Suprema Corte de Justiça.

Os temores de Morales, que é dirigente do partido Movimento ao Socialismo (MAS), segunda maior força do Congresso boliviano, se registram em meio a uma grave crise detonada pela aprovação da Lei de Hidrocarbonetos, elevando os impostos sobre as empresas que trabalham na exploração e produção de petróleo e gás natural da Bolívia.

Outro opositor de Mesa, o líder da Central Operária Boliviana, Jaime Solares, disse que o governo precisa ser presidido por um "militar honesto", com a "mesma linha" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Solares, que acusa Mesa de "traição", afirmou que a mudança que propõe "deve ser feita pelas vias democráticas".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Guerras e crises políticas tiram estabilidade da Bolívia
  • Disputa por controle de petróleo marca crise na Bolívia

    Especial
  • Enquete: a crise pode gerar nova renúncia do presidente?
  • Leia mais na especial sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página