Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2005 - 10h29

Terrorista jordaniano é o "homem forte" da Al Qaeda no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O jordaniano Abu Musab al Zarqawi, considerado inimigo nº 1 dos Estados Unidos no Iraque, é apontado como responsável pelos maiores ataques terroristas ocorridos no Iraque, e foi reconhecido publicamente pelo líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, como seu "vice", e "braço-direito" no país.

Nesta quinta-feira, o governo iraquiano confirmou a informação de que o terrorista jordaniano está ferido.

O nome verdadeiro de Al Zarqawi é Ahmed Fadhil al Khalayleh e o jordaniano freqüentemente utiliza os sites islâmicos na internet para fazer comunicados. O governo americano paga uma recompensa de US$ 25 milhões por qualquer informação que leve à sua captura --o mesmo valor oferecido por Bin Laden.

No final do ano passado, Al Zarqawi mudou o nome do seu grupo de Tawid al Jihad para Organização da Al Qaeda para a Guerra Santa no Iraque, após ter ganho reconhecimento público de Bin Laden, como um "colaborador próximo" do líder terrorista.

Um dos piores ataques realizados pelos rebeldes nesse ano é reivindicado por Al Zarqawi. No atentado, ocorrido em fevereiro passado, 125 pessoas foram mortas em Hilla, ao sul de Bagdá.

Em janeiro desse ano, o governador de Bagdá, Ali al Haidri, foi assassinado e em abril último, o ex-primeiro-ministro Iyad Allawi sofreu uma tentativa de assassinato. As duas ações foram reivindicadas pelo grupo do jordaniano.

Na Jordânia, Al Zarqawi já foi condenado à morte, no ano de 2002, acusado de ter planejado ataques contra alvos americanos e israelenses no país. Ele foi novamente sentenciado à morte em abril de 2004, após ter sido acusado de planejar o assassinato do diplomata americano Laurence Foley, ocorrido na capital jordaniana, Amã.

Com Associated Press

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página