Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2005 - 03h55

Grupo rebelde diz que matou refém japonês no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O grupo rebelde Ansar al Sunna, ligado à rede terrorista Al Qaeda [de Osama bin Laden], divulgou na internet um vídeo em que supostamente mostra o corpo do refém japonês Akihiko Saito, desaparecido no Iraque desde o último dia 8 de maio.

De acordo com a agência Reuters, que assistiu ao vídeo, as imagens mostram documentos no nome de Saito, incluindo um passaporte, e o corpo de um homem morto, deitado de costas, com a cara ensangüentada. O vídeo não traz nenhuma referência de data.

"Esse é o seu castigo... infiel!", grita um homem fora do enquadramento da câmera. O vídeo traz ainda um comunicado que diz que o grupo atirou e matou Saito.

O Ministério do Exterior do Iraque ainda não conseguiu checar se o corpo era, de fato, de Saito. "Não confirmamos isso", afirmou à Reuters Akira Chiba, assessor de imprensa do ministério.

O grupo diz ter capturado Saito em uma emboscada, quando ele se aproximava da região de Hit (175 km ao oeste de Bagdá).

Na ocasião, o grupo afirmou que o japonês ficou gravemente ferido no confronto.

O Ansar al Sunna, que se apresenta como uma aliança de pequenos grupos islâmicos, reivindicou vários atentados e seqüestros no Iraque, entre eles a captura do brasileiro João José de Vasconcellos Jr., no dia 19 de janeiro passado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre reféns no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página