Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2005 - 13h12

Referendo na França pode influenciar Holanda, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

A rejeição dos franceses à Constituição européia pode ter um efeito negativo no referendo sobre o mesmo tema que vai acontecer na Holanda no próximo 1º de junho, revelou uma pesquisa do Instituto Maurice de Hond, publicada neste sábado.

Se o "não" ganha na França, 60% de eleitores holandeses também votariam contra a Constituição, afirma o estudo.

Uma outra pesquisa --realizada nesta sexta-feira-- revelou que 56% dos holandeses que têm a intenção de participar do referendo querem votar contra a Constituição européia.

Além disso, boa parte dos holandeses que pensa em votar a favor da Constituição já considera mudar seu voto caso os franceses rejeitem o documento.

O referendo francês já começou neste sábado, nos departamentos e territórios de ultramar que pertencem à França. O primeiro local a iniciar a votação foi o arquipélago de Saint-Pierre e Miquelon, em águas canadenses, às 10h (7h de Brasília), 24 horas antes de o processo ser realizado em Paris (capital francesa).

As últimas pesquisas realizadas acerca da preferência dos franceses mostram uma rejeição à Constituição européia. Nesta sexta-feira, uma pesquisa mostrava que 52% dos eleitores vão votar contra a adoção do documento, contra 48% que devem votar pelo 'sim' ao tratado.

Segundo analistas, os franceses querem usar a votação para manifestar seu descontentamento ante à incorporação de outros países à UE, como a Turquia, à crescente taxa de desemprego, avaliada atualmente em 10%, e a algumas reformas internas realizadas pelo presidente francês, Jacques Chirac.

Nesta sexta-feira, a Alemanha foi o nono país a aprovar o documento, onde a Constituição foi ratificada pelo Parlamento.

Para que a Constituição européia entre em vigor a todos os 25 países que integram o bloco da União Européia (UE), é preciso que todos os países ratifiquem o documento.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Constituição européia
  • Leia o que já foi publicado sobre o referendo na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página