Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 05h39

Dois acidentes aéreos deixam nove militares mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Dois acidentes aéreos causaram a morte de nove militares --quatro dos EUA, quatro italianos e um iraquiano-- no Iraque. Um avião da Força Aérea iraquiana e um helicóptero italiano caíram, de acordo com informações confirmadas pelo Ministério da Defesa e pelo Exército da Itália.

Em Jalawla, perto da fronteira com o Irã, cerca de 150 km a nordeste de Bagdá, um avião com capacidade para seis pessoas, geralmente utilizado para reconhecimento de terreno, sofreu com uma tempestade de areia e caiu, segundo o ministro da Defesa.

No momento do acidente, estavam à bordo quatro militares dos EUA e um do Iraque. Todos morreram. Este foi o primeiro acidente envolvendo um avião da Força Aérea do Iraque desde sua reestruturação, em abril de 2004, já sem Saddam Hussein no comando do país.

Em Nassiriya, um helicóptero do Exército italiano caiu, causando a morte de quatro italianos, afirmou um comandante nesta terça-feira. Ainda não se sabe as causas do acidente.

A Itália tem cerca de três mil soldados no Iraque, o quarto maior contingente no país., só perdendo para EUA, Grã-Bretanha e Coréia do Sul.

Atentado

A explosão de um carro-bomba perto de um caminhão que conduzia soldados iraquianos causou a morte de ao menos dois deles nesta terça-feira, em Baquba. Outros dois ficaram feridos, segundo informações da polícia local.

O atentado aconteceu no bairro de Kanaan. Baquba, que fica a 65 km de Bagdá, tem sido constante alvo de ataque de rebeldes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página