Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 08h02

Primeiro-ministro iraquiano apresenta seu programa ao Parlamento

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

O primeiro-ministro xiita Ibrahim al Jaafari se comprometeu a construir um Iraque federal e democrático e a reforçar os serviços de segurança diante da violência, em um discurso de política geral no Parlamento, nesta terça-feira.

"O programa político do governo interino, resultado das eleições, tem por objetivo construir um Iraque federal, pluralista, dentro do respeito aos direitos humanos e das liberdades públicas", declarou Al Jaafari no início de seu discurso, exibido ao vivo pela televisão pública iraquiana.

"O governo também atuará para eliminar as discriminações religiosas e políticas e para respeitar a identidade muçulmana do povo iraquiano, levando em consideração o fato de que o islã é a religião de Estado e que não se deve promulgar leis que lhe sejam contrárias", acrescentou.

Segundo Al Jaafari, o governo se preocupará com a separação dos poderes e terá uma política externa baseada no reforço da unidade do Iraque e da integridade de seu território, assim como no respeito mútuo e na não interferência nos assunto alheios.

"Nos preocuparemos em construir as Forças Armadas sobre bases sólidas, longe de qualquer política partidária", afirmou Al Jaafari, destacando a necessidade de respeito à Constituição e à lei.

"Com o objetivo de acelerar o retorno à estabilidade, o governo consagrará os orçamentos necessários para reativar os serviços secretos e de defesa nacional', acrescentou.

O premiê concluiu a formação de seu governo no dia 8 de maio, mais de três meses depois das eleições gerais de 30 de janeiro.

Teoricamente, este governo deve ser substituído por outro, ao fim das eleições gerais previstas para 15 de dezembro, depois da elaboração e adoção por referendo de uma Constituição permanente.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Ibrahim al Jaafari
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página