Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2005 - 09h16

Abbas adia eleição parlamentar palestina

Publicidade

da Folha Online

O presidente da ANP [Autoridade Nacional Palestina], Mahmoud Abbas, anunciou neste sábado o adiamento da eleição parlamentar nos territórios palestinos, que aconteceriam no dia 17 deste mês.

Abbas adiou a eleição para resolver disputas quanto a propostas na legislação eleitoral. "Uma data para a eleição legislativa será marcada por um futuro decreto presidencial após a finalização dos procedimentos e consultas legais [com as facções que irão disputar o pleito] sobre uma lei eleitoral", diz o decreto presidencial que adia a eleição.

O grupo extremista palestino Hamas, que terá candidatos em uma disputa eleitoral parlamentar pela primeira vez, disse que o adiamento é uma "violação do interesse nacional palestino" e de acordos a que o grupo chegou com Abbas para aceitar o acordo de paz com Israel, feito em fevereiro deste ano.

Membros do Fatah [principal partido político palestino] disseram na semana passada que a eleição seria provavelmente adiada devido ao desacordo dentro do partido sobre a reforma na legislação eleitoral --Abbas tenta conseguir uma reforma que dê a facções menores, como o Hamas, maiores chances de obter assentos no Parlamento.

O presidente da ANP vem buscando trazer o Hamas para a participação no processo político palestino, na esperança de manter em pé o cessar-fogo feito com o premiê israelense, Ariel Sharon, em fevereiro.

Sharon, no entanto, rejeita a participação do Hamas na política e disse que não irá retomar as negociações para a criação de um Estado palestino até que Abbas consigam fazer as facções extremistas deporem as armas.

O Hamas participou do processo político palestino pela primeira vez em sua história no fim do ano passado, derrotando o Fatah nas eleições para as câmaras municipais realizadas então na Cisjordânia e na faixa de Gaza, ganhando força para disputar a eleição parlamentar, agora adiada.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Hamas repudia decisão de adiar eleições parlamentares palestinas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições parlamentares palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página