Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2005 - 18h10

Schröder e Chirac se unem para defender Constituição européia

Publicidade

da Folha Online

O presidente francês Jacques Chirac e o chanceler alemão Gerhard Schröder se pronunciaram neste sábado em favor da continuação do processo de ratificação da Constituição européia. Os dois se encontraram em Berlim.

"Cada país tem o direito e o dever de se pronunciar sobre o tratado de Constituição européia", disse o porta-voz Bela Anda.

O encontro entre os dois foi precedido de discussões sobre as conseqüências da rejeição ao projeto constitucional.

O leque de sugestões vai desde um corte das verbas destinadas pela França e Reino Unido à União Européia até uma reconsideração do começo das negociações para a inclusão da Turquia.

Na Alemanha, após as derrotas do "sim" na França e Holanda, parece ter aumentado a rejeição à Constituição européia, segundo revelam as últimas pesquisas, embora o "sim" continue tendo maioria.

França

No final de maio, mais de 54% dos franceses rejeitaram a adoção da Constituição européia no país por meio de um referendo.

Segundo os dados oficiais, 54,87% dos eleitores franceses votaram contra a Constituição. Logo após a divulgação do resultado das pesquisas, Chirac admitiu a derrota e afirmou que "a decisão da França criava um contexto difícil para defender os interesses [do país] na Europa".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre a Constituição européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página