Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2005 - 09h33

Papa pede diálogo na Bolívia e libertação de refém italiana no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

O papa Bento 16 pediu neste domingo que prevaleça o diálogo na Bolívia, varrida por revoltas populares nas últimas semanas e a libertação da refém italiana Clementina Cantoni, 32, seqüestrada no dia 16 de maio passado em Cabul [capital do Afeganistão].

O papa fez as declarações da janela do apartamento papal, no Vaticano, durante a tradicional benção dominical do ângelus a uma multidão reunida na praça São Pedro.

"Enquanto convido vocês a rezar por esse caro povo [boliviano], confio à Virgem Maria minha esperança e meu pedido de que a busca pelo bem comum, pelo senso de responsabilidade e pela vontade de manter um diálogo aberto prevaleça", disse o papa.

Bento 16 disse estar particularmente preocupado com a "inquietante" situação da Bolívia. O país sob tensão desde a aprovação da Lei dos Hidrocarbonetos em 17 de maio passado. A nova regra aumenta a tributação sobre as empresas que atuam a exploração de petróleo e gás-- e foi aprovada depois de passar por Mesa, que a devolveu sem qualquer alteração.

Ele disse ainda que junta sua voz às dos líderes e cidadãos italianos e afegãos que pedem a libertação de Cantoni. "Que a dolorosa experiência por que nossa irmã estimule a busca, com todas as forças, por acordos acordos fraternais entre indivíduos e nações."

Diálogo

A Igreja Católica da Bolívia iniciou ontem o diálogo com os três Poderes do Estado, para encontrar soluções para a crise do país. Em La Paz, a situação se torna cada vez mais grave pela condição de isolamento imposta à capital pelas manifestações populares.

Os líderes da CEB (Conferência Episcopal Boliviana) percorreram cidades do país à procura de um compromisso com autoridades, congressistas, líderes políticos e dirigentes da sociedade civil.

A intervenção da Igreja foi anunciada na sexta-feira, após o Congresso adiar o debate sobre as datas da eleição dos integrantes da Assembléia Constituinte e da consulta sobre autonomias.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa Bento 16
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página