Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 05h38

Explosões simultâneas matam ao menos 18 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Quatro explosões no intervalo de apenas sete minutos deixaram ao menos 18 pessoas mortas na manhã desta terça-feira no norte do Iraque, de acordo com a polícia.

Os atentados podem ser uma resposta ao anúncio do governo, também nesta terça-feira, de que 900 supostos militantes foram presos na operação que durou duas semanas na capital do país, Bagdá. A polícia acredita que os ataques foram coordenados.

"Os ataques com três carros-bomba foram coordenados porque eles aconteceram quase ao mesmo tempo e da mesma forma. Os motoristas suicidas dos carros esperaram no trânsito antes de atingirem postos de controle para explodirem os carros perto de soldados", afirmou o coronel Ahmed Hammoud.

A primeira explosão foi causada por uma bomba escondida em uma estrada na altura de Hawija, cerca de 65 km de Kirkuk. O atentado foi registrado às 9h30 (1h30 de Brasília).

Pouco depois, três carros-bomba explodiram em seqüência, atingindo as cidades de Bagara, Dibis e a entrada de Hawija.

Hammoud não especificou o número de mortes em cada uma das explosões. Ele confirmou que, até o momento, já há o registro de outras 39 pessoas feridas pelos atentados.

Clérigo

Um clérigo sunita teria sido assassinado em Basra, ao sul do Iraque, de acordo com informações dos seus familiares, mencionados pela agência Reuters. A polícia ainda não confirmou a notícia.

Segundo testemunhas, Salam Abdul Karim foi levado de sua casa no último domingo (5) por homens vestidos com uniformes da polícia. No dia seguinte, encontraram o corpo do religioso.

Violência

Os atentados fazem parte da onda de violência que atinge o Iraque desde 28 de abril, quando tomou posse o governo de maioria xiita, liderado pelo primeiro-ministro, também xiita, Ibrahim al Jaafari.

Mais de 850 pessoas morreram desde então em diversos ataques rebeldes, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página