Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 08h54

Novo presidente da Bolívia fez carreira na área jurídica

Publicidade

da Folha Online

O novo presidente da Bolívia, Eduardo Rodríguez, 49, assumiu nesta sexta-feira a Presidência da Bolívia, em meio a uma série de conflitos e instabilidade política e social que assolam o país mais pobre da América do Sul.

Victor R.Caivano/AP
O novo presidente da Bolívia, Eduardo Rodríguez
Para que ele assumisse a Presidência, foi preciso que o presidente do Congresso Hormando Vaca Díez, e o presidente da Câmara, Mario Cossío, --que pela Constituição, tinham direito a assumir o posto-- renunciassem, após intensos protestos populares.

Presidente da Corte Suprema desde março de 2004, o nome de Rodríguez começou a circular como possível sucessor do presidente Carlos Mesa logo após o seu pedido de renúncia, entregue ao Congresso na segunda-feira (6).

O novo presidente é formado em direito pela Universidade Mayor de San Simón, e chegou à Suprema Corte em 1999, como ministro. Cinco anos depois, assumiu a presidência do órgão.

É pós-graduado em administração pública na Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, e trabalhou como professor em várias universidades bolivianas.

"Eleições limpas"

No último fim de semana, Rodríguez chegou a afirmar que assumiria o governo se isso acontecesse dentro dos pressupostos da Constituição, e contribuísse para "pacificar o país".

Ele disse também que iria convocar "eleições limpas". Terceiro da linha sucessória a assumir a Presidência no lugar de Mesa, ele era o único com poderes para determinar a realização de um novo pleito.

"A Bolívia merece dias melhores", afirmou Rodríguez aos parlamentares depois do juramento como presidente. "Estou convencido de que uma das minhas tarefas será dar início a um processo eleitoral para renovar e continuar construindo um sistema democrático mais justo".

Leia mais
  • Guerras e crises políticas tiram estabilidade da Bolívia
  • Disputa por controle de petróleo marca crise na Bolívia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página