Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 11h49

Polícia encontra 23 corpos na fronteira do Iraque com a Síria

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 23 corpos foram encontrados na Província Al Anbar (oeste), localizada na fronteira do Iraque com a Síria, nos últimos dois dias. Dezessete deles estavam em valas na cidade de Jalab, e outros seis foram encontrados no vilarejo de Fosfat, próximo a Qaim (322 km de Bagdá), capital da província.

Testemunhas afirmaram que alguns corpos encontrados nesta sexta-feira em Jalab (30 km de Qaim) estavam com as mãos amarradas atrás das costas e usavam roupas civis. Onze pessoas foram assassinadas com tiros na nuca e outras seis foram decapitadas. Ainda não há informações sobre quando foram mortos.

O Ministério do Interior disse em comunicado que os corpos de Fosfat foram encontrados nesta quinta-feira, e que as vítimas também estavam trajadas como civis. Não há informações sobre quando morreram.

Soldados

Na terça-feira (7), cerca de 20 soldados iraquianos desapareceram de Qaim. As autoridades iraquianas não confirmaram se os corpos encontrados podem ter qualquer relação com os desaparecimentos.

Um comunicado atribuído a Al Qaeda no Iraque --grupo liderado pelo terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi-- postado em um site islâmico nesta quarta-feira reivindicava o seqüestro de 36 soldados iraquianos no oeste do Iraque.

O capitão iraquiano Ahmed Hamid afirmou que os militares desapareceram na tarde da última terça-feira, ao deixarem uma base do Exército iraquiano em Akashat, um vilarejo perto da fronteira com a Síria, e a 110 quilômetros de Qaim. Eles estavam em dois microônibus.

Segundo Hamid, os soldados estavam trajados com roupas civis, e iam em direção à capital Bagdá. Eles estavam de folga.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Província de Al Anbar
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página