Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2005 - 17h13

Explosão no oeste do Iraque mata cinco marines

Publicidade

da Folha Online

Cinco marines americanos morreram numa explosão ocorrida no oeste do Iraque, anunciou nesta sexta-feira um comunicado das forças militares dos Estados Unidos.

Os cinco morreram perto de Haqlaniyah, próximo ao ex-reduto rebelde sunita de Fallujah, 50 km a oeste de Bagdá, informou um porta-voz militar.

No último dia 29, um marine morreu nas mesmas circunstâncias na mesma região.

Com estas mortes, sobe para 1.681 o número de militares americanos mortos no Iraque desde a invasão do país em março de 2003, segundo cifras do Pentágono.

Corpos

Nesta quinta-feira, 23 corpos foram encontrados na Província Al Anbar (oeste), localizada na fronteira do Iraque com a Síria, nos últimos dois dias. Dezessete deles estavam em valas na cidade de Jalab, e outros seis foram encontrados no vilarejo de Fosfat, próximo a Qaim (322 km de Bagdá), capital da Província.

Testemunhas afirmaram que alguns corpos encontrados nesta sexta-feira em Jalab (30 km de Qaim) estavam com as mãos amarradas atrás das costas e usavam roupas civis. Onze pessoas foram assassinadas com tiros na nuca e outras seis foram decapitadas. Ainda não há informações sobre quando foram mortos.

O Ministério do Interior disse em comunicado que os corpos de Fosfat foram encontrados nesta quinta-feira, e que as vítimas também estavam trajadas como civis. Não há informações sobre quando morreram.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Província de Al Anbar
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página