Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2005 - 06h44

Jornalista francesa e guia são libertados no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Paris
da Folha Online

A jornalista francesa Florence Aubenas e seu guia iraquiano, Hussein Hanoun, foram libertados neste domingo após mais de cinco meses de seqüestro no Iraque, anunciou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores francês em Paris, Cecile Pozzo di Borgo.

Ela afirmou ainda que a correspondente do jornal "Libération" estava fazendo a viagem de volta para a França, onde deverá chegar nas próximas horas.

Aubenas e Al Saad foram seqüestrados no Iraque em 5 de janeiro último.

Reta final

A libertação confirmou a expectativa de Robert Ménard, secretário-geral da Repórteres sem Fronteira (RSF), que havia afirmado, no sábado, que as negociações estavam "na reta final".

Segundo ele, mediadores do seqüestro chegaram a pedir US$ 15 milhões de resgate, três semanas após terem pego os dois como reféns. Ainda não há confirmação se essa quantia (ou qualquer outra) foi paga aos seqüestradores.

Aubenas foi capturada por rebeldes quando se dirigia para o hotel em que estava hospedada, no centro de Bagdá. Seu motorista também foi levado pelos seqüestradores.

Em março passado, um vídeo exibido pela TV italiana mostrava a jornalista pedindo ajuda. Ela dizia que estava enfrentando problemas psicológicos e de saúde.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Florence Aubenas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página