Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 14h27

Capital boliviana volta a ter rotina normal após protestos

Publicidade

da Folha Online

A capital boliviana, La Paz, recuperou nesta segunda-feira sua atividade normal após três semanas de paralisações e bloqueios em El Alto [distante 12 km], que deixaram ambas cidades à beira de um colapso, pela falta de gás, combustível e alimentos.

A cidade registrou um intenso tráfego na manhã desta segunda-feira, e as pessoas não encontraram dificuldades para chegar a seus trabalhos. Algumas lojas ainda permanecem fechadas, já que os comerciantes temem manifestações repentinas e violentas.

No subúrbio central de La Paz, algumas mulheres fizeram nesta segunda-feira um protesto por não terem recebido botijões de gás.

As organizações sociais de El Alto confirmaram neste domingo o estabelecimento de trégua com o novo governo do presidente Eduardo Rodríguez, 49, em reunião realizada na cidade.

Encontro

O presidente havia, inicialmente, planejado encontrar os líderes da oposição no Palácio Quemado, sede do governo em La Paz, no sábado (11) mas eles rejeitaram o convite, e pediram para que o encontro fosse realizado em El Alto neste domingo.

O presidente e os líderes sociais concordaram em formar comissões para analisar a demanda dos manifestantes --a nacionalização da exploração e produção de gás e petróleo e a criação de uma Assembléia Constituinte.

Rodríguez assumiu a Presidência do país na última quinta-feira (9), depois do pedido de renúncia de Carlos Mesa.

Com France Presse

Leia mais
  • Erramos: Capital boliviana volta a ter rotina normal após protestos
  • Disputa por controle de petróleo marca crise na Bolívia

    Especial
  • Enquete: o novo presidente nacionalizará os hidrocarbonetos?
  • Leia cobertura completa sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página