Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 18h18

Grupo de Al Zarqawi reivindica atentados cometidos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A rede terrorista Al Qaeda no Iraque, liderada pelo jordaniano Abu Musab al Zarqawi, reivindicou nesta segunda-feira a autoria dos atentados suicidas realizados durante o dia ao norte de Bagdá.

A notícia foi divulgada por meio comunicados publicados em um site na internet. Um combatente da "Brigada al Baraa ben Malek da Al Qaeda no Iraque lançou um ataque heróico contra um grupo de policiais em Samarra", diz um dos comunicados, cuja autenticidade não foi comprovada.

Outro combatente do mesmo movimento "se atirou contra uma sede de policiais apóstatas (...) em Baaquba", diz a nota.

Dezoito iraquianos morreram nesta segunda-feira no país, em ataques que atingiram principalmente Samarra, Tikrit e Baaquba.

Ataques

Em Baaquba (60 km ao norte de Bagdá), quatro policiais morreram e outros sete ficaram feridos em um duplo atentado contra as forças de segurança.

Em Tikrit (130 km ao norte de Bagdá), um homem detonou uma bomba em seu veículo antes que os policiais pudessem pará-lo. A explosão matou dois policiais e um bombeiro, e feriu 11 pessoas, entre eles sete civis.

Em Samarra (125 km ao norte da capital), cinco policiais morreram e outros cinco ficaram feridos, após a explosão de um segundo carro-bomba perto de um comando do Exército iraquiano e uma patrulha da polícia.

Pela manhã, uma bomba explodiu em uma estrada na saída de Bagdá, atingindo uma unidade de elite da polícia, e matando uma pessoa.

No distrito de Dora, rebeldes realizaram um ataque com carro-bomba contra um comboio americano, que acabou não sendo atingido. Dois iraquianos morreram, e outros cinco ficaram feridos.

Cinqüenta minutos depois, agressores abriram fogo contra uma unidade do Exército iraquiano, baseada a 20 quilômetros de Bagdá, matando quatro soldados e deixando outros três feridos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda no Iraque

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página