Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 20h40

Seqüestradores de francesa libertada no Iraque eram islâmicos

Publicidade

da Folha Online

Os seqüestradores da jornalista francesa Florence Aubenas, 44, e de seu motorista iraquiano, Hussein Hanun al Saad, eram "islâmicos sunitas e salafistas anti- americanos", declarou Hanun em uma entrevista publicada nesta segunda-feira pelo jornal francês "Le Monde".

Jerome Delay/AP
A jornalista Florence Aubenas, libertada no Iraque
"Tudo o que sei é que eram sunitas e salafistas, mas bem moderados", disse o motorista, que passou 157 dias em cativeiro junto com Aubenas.

Hanun disse ainda que os seqüestradores eram "patriotas islâmicos iraquianos" e que alguns lhe disseram que "não importava se ele era xiita, se fosse contra a ocupação americana do Iraque".

Segundo o motorista, os seqüestradores disseram que: "Se você é um patriota iraquiano, é um irmão para nós". "Eles foram muito gentis comigo", acrescentou o motorista. Segundo Hanun, ele e a jornalista ficaram detidos em um sótão com as mãos atadas e os olhos vendados.

"Conheço Florence há dois anos. Agora ela é minha amiga. Mas nós não podíamos conversar", acrescentou.

Libertação

Aubenas e Hanun, foram libertados neste sábado após 157 dias de seqüestro no Iraque, em uma operação classificada pelo governo francês como "perigosa".

Ao sair do Iraque, Aubenas foi até o Chipre, onde se encontrou com o ministro francês das Relações Exteriores, Philippe Douste-Blazy. Depois, foi levada por um avião da Força Aérea francesa até a capital Paris. Lá, será recebida pelo presidente francês Jacques Chirac.

A repórter do jornal francês "Libération"' foi seqüestrada em 5 de janeiro passado com Al Saad quando deixava seu hotel em Bagdá. O governo francês divulgou poucas informações sobre o processo de libertação.

Nesta segunda-feira, Aubenas foi interrogada pelo serviço secreto francês a respeito dos seqüestradores e das condições de cativeiro. A jornalista deve conceder coletiva à imprensa nesta terça-feira em Paris.

As autoridades francesas negam que tenha sido pago resgate. Cerca de 150 estrangeiros foram seqüestrados no Iraque nos últimos dois anos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Florence Aubenas

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página