Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 13h32

Investigadores do programa da ONU no Iraque vão rever caso

Publicidade

daFolha Online

Investigadores do programa Petróleo por Comida, da ONU (Organização das Nações Unidas) reabriram o caso "em caráter de urgência" nesta terça-feira após receberem novas informações que sugerem que o secretário-geral Kofi Annan tinha conhecimento que a empresa Cotecna queria vencer uma licitação do programa.

O programa Petróleo por Comida foi uma das maiores operações humanitárias da ONU, vigorando entre os anos de 1996 e 2003, durante o governo de Saddam Hussein. Na época, autoridades iraquianas foram autorizadas a vender petróleo, e utilizar os rendimentos para abastecer-se de fornecimentos humanitários, ultrapassando a sanção imposta sobre o petróleo iraquiano após a invasão do Kuait, em 1990.

O documento encontrado, um memorando enviado em 1998 por Michael Wilson, então vice-presidente da Cotecna, menciona uma breve discussão com Annan, afirmando que a empresa teria o apoio do secretário-geral. A empresa, de origem suíça, conseguiu um contrato no valor de mais de US$ 10 milhões, por meio do programa.

Além disso, o filho de Annan, Kojo, trabalhou na Cotecna de 1995 a 1997, e foi consultor da empresa até o final de 1998. Ele continuou a receber dinheiro da empresa até 2004, sob a alegação de que, dessa forma, ele não iria trabalhar para concorrentes.

Contradição

O memorando pode contradizer uma das conclusões da investigação, a de que não há evidências suficientes para ligar Annan ao escândalo.

O comunicado do Comitê de Investigação Independente, comandado pelo diretor do Federal Reserve (Fed, o BC dos Estados Unidos), Paul Volcker, afirmava que haverá "uma investigação adicional sobre essa nova informação".

A Cotecna divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira, negando qualquer ação ilícita na obtenção do contrato.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa Petróleo por Comida
  • Leia o que já foi publicado sobre Kofi Annan
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página