Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2005 - 13h01

Ações rebeldes no Iraque matam mais de cem em três dias

Publicidade

da Folha Online

Nos últimos três dias, ações rebeldes mataram mais de cem pessoas no Iraque. Além da explosão de um carro-bomba que matou oito e feriu 25 policiais iraquianos na capital Bagdá, a polícia encontrou nesta quinta-feira 11 corpos [com sinais de tortura], em cidades perto de Bagdá.

Também nesta quinta-feira, em Mossul (370 km ao norte de Bagdá), o juiz Salim Mahmoud al Haj Ali foi assassinado, quando se dirigia ao trabalho.

Ontem 31 pessoas morreram em atentados ocorridos no país, e nesta terça-feira (14), o número de mortos em ações rebeldes chegou a 52.

O ataque suicida ocorreu às 16h (9h de Brasília) nesta quinta-feira, e o motorista do carro-bomba jogou o veículo --que trafegava em alta velocidade-- contra caminhões que levavam policiais para um posto policial perto do aeroporto, para troca de guarda.

Corpos

Nesta manhã, a polícia iraquiana encontrou os corpos de 11 pessoas em cidades próximas à Bagdá. Entre os mortos, estão cinco pessoas da mesma família encontradas em Musayib (90 km a oeste da capital). Seus corpos tinham sinais de tortura, disseram policiais.

Musayib fica em uma região conhecida por Triângulo Sunita, bastião da insurgência iraquiana sobre o qual as incipientes forças iraquianas e as tropas de ocupação têm pouco controle.

Outros seis corpos foram encontrados em Latifiyah, (30 km ao sul da capital Bagdá). Rebeldes queriam usar os corpos como "isca" de uma armadilha preparada contra soldados iraquianos. Mas ninguém do grupo de policiais que encontrou os corpos ficou ferido.

Al Qaeda

Membros do Exército americano afirmaram nesta quinta-feira ter prendido o líder de uma célula da organização terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden, em Mossul.

Mohammed Khalaf, também conhecido por Abu Talha, foi preso na noite desta terça-feira (14).

"Khalaf era um dos agentes de confiança de Abu Musab al Zarqawi [que lidera a Al Qaeda no Iraque]. Esta é uma grande derrota para o grupo terrorista", afirmou o Don Alston, porta-voz do Exército americano na região.

De acordo com o comunicado americano, os militares encontraram Khalaf em um bairro de Mossul, após investigações. O suposto rebelde ameaçou cometer o suicídio antes de se entregar.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o Triângulo Sunita
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página