Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2005 - 04h17

Explosão mata ao menos 20 policiais no norte do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um suicida detonou os explosivos de um carro-bomba na manhã desta segunda-feira em meio a uma multidão de policiais de trânsito no norte do Iraque. Com a explosão, ao menos 20 pessoas morreram e outras 50 estão feridas, de acordo com a polícia.

O atentado aconteceu na cidade curda de Irbil, por volta de 8h (0h de Brasília). A polícia informou que o grupo dos policiais atacados estava reunido em uma rua que é caminho para a cidade de Kirkuk (importante produtora de petróleo), que fica ao sul de Irbil.

Segundo informações do coronel Mohammed Saleh e do tenente-coronel Abdul-Salam Zibari, havia cerca de 200 policiais no local. Eles estavam em fila respondendo a uma espécie de lista de chamada pela manhã. O terrorista estava vestido com uniformes da polícia, quando encostou o carro perto do grupo.

Inicialmente, a polícia divulgou que o atentado havia sido causado por um suicida com explosivos presos ao corpo. Depois, corrigiu a informação, afirmando que a explosão foi causada por um carro-bomba, que era dirigido por um suicida.

Violência não pára

Neste domingo, em um atentado contra um restaurante no centro de Bagdá, capital do país, 23 pessoas morreram, entre elas sete policiais, e 36 ficaram feridas. A rede terrorista Al Qaeda no Iraque, liderada pelo jordaniano Abu Musab al Zarqawi, assumiu neste domingo a autoria do ataque.

O restaurante está situado perto da "zona verde", setor fortemente protegido de Bagdá, onde se encontra a embaixada dos Estados Unidos.

O estabelecimento ficou devastado, com o chão e as paredes cobertos de sangue, além de destroços por todos os cantos. Devido ao ataque, a "zona verde" foi fechada para impedir a entrada e saída de pessoas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sete cadáveres são encontrados em lixeira ao leste de Bagdá
  • Aviões norte-americanos e britânicos bombardeiam oeste do Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda no Iraque
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página