Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2005 - 08h35

Ministro diz que julgamento de Saddam deve acontecer no final de 2005

Publicidade

da Folha Online

O julgamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein --acusado de crimes de guerra-- deve acontecer no final deste ano, informou o ministro iraquiano da Justiça, Abdel Hussein Shandal, nesta terça-feira. Ele participa de uma conferência internacional sobre o Iraque em Bruxelas (Bélgica).

Shandal acusou o governo dos Estados Unidos de esconder informações sobre Saddam. "Parece que há vários segredos que eles [os americanos] querem esconder", disse. Ele confirmou que o ex-presidente iraquiano está sendo interrogado.

No início deste mês, colaboradores do primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, afirmaram que o julgamento de Saddam iria acontecer dentro de dois meses, e depois negaram as declarações.

Por enquanto, nenhuma data foi estipulada para que o ex-ditador ou qualquer um de seus colaboradores seja julgado.

O julgamento de Saddam pode aprofundar mais as diferenças entre as facções sunitas e xiitas no Iraque, e prejudicar até mesmo o processo de democratização do país. Se a corte inicia o julgamento em dois meses, o prazo coincide com início das discussões sobre uma nova Constituição.

Um rascunho do texto deve ser entregue em agosto próximo e aprovado em referendo em outubro. Em dezembro, novas eleições devem acontecer no país.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página