Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2005 - 08h34

Militante saudita da Al Qaeda foi morto por EUA no Iraque, diz comunicado

Publicidade

da Folha Online

Um dos suspeitos de terrorismo mais procurados na Arábia Saudita pode ter sido morto durante um ataque aéreo americano contra rebeldes a nordeste do Iraque, de acordo com um comunicado divulgado na internet nesta quinta-feira, e atribuído ao líder da Al Qaeda no Iraque, o terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi.

Abdullah al Rashoud é o 24º suposto terrorista procurado pelo governo saudita, de uma lista de 26 criminosos, instituída no final do ano passado. O comunicado na internet, cuja veracidade não pôde ser verificada, afirma que ele morreu em abril passado.

O governo saudita não confirmou oficialmente essa informação.

Segundo o texto que foi publicado em um site islâmico, Al Rashoud foi morto perto da cidade de Qaim, próxima à fronteira com a Síria, região que tem sido alvo de inúmeras ofensivas americanas.

O militante saudita "participava das batalhas em Qaim (...) onde as forças Cruzadas tentam avançar", diz o comunicado.

O texto da Al Qaeda foi supostamente postado no site por Abu Maysara Al Iraqi, que faz o papel de chefe de comunicação do grupo terrorista.

Radicalismo

Autoridades sauditas dizem acreditar que Al Rashud é um dos principais religiosos da rede da Al Qaeda --organização terrorista comandada por Osama bin Laden--, exercendo o papel de mufti [a autoridade que emite opiniões religiosas], incluindo justificativas para as atividades do grupo.

Ele estudou na Universidade Imã em Riad, capital real da Arábia Saudita, lugar que concentra grande número de sauditas extremistas.

Desde o final de 2003, a Arábia Saudita tem realizado uma série de ofensivas contra os suspeitos de terrorismo no país. Dos 26 procurados, 23 já foram declarados mortos ou capturados.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página