Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2005 - 09h14

Série de carros-bomba mata 35 em menos de 24 horas no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Em menos de 24 horas, sete carros-bomba explodiram na capital iraquiana, Bagdá, deixando um saldo de 35 mortos --17 deles só na manhã desta quinta-feira. As ações feriram também dezenas de pessoas.

Na noite desta quarta-feira, logo após escurecer, três carros-bomba explodiram no distrito bagdali de Shuala [predominantemente xiita], causando a morte de 18 pessoas.

Os ataques ocorreram horas depois de um encontro entre líderes do governo xiita com representantes dos Estados Unidos e de outros países em Bruxelas (capital belga), na conferência internacional sobre o Iraque --da qual também participou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Desde a formação do novo governo iraquiano xiita, em 28 de abri último, insurgentes mataram aproximadamente 1.200 pessoas, incluindo 120 soldados norte-americanos.

As quatro explosões de carros-bomba desta quinta-feira [aparentemente coordenadas], todas em Bagdá, deixaram uma gigantesca coluna de fumaça preta sobre a cidade.

As bombas explodiram no bairro comercial de Karrada. A primeira foi realizada por um suicida que dirigia um carro-bomba e detonou os explosivos perto de uma patrulha da polícia. Três policiais morreram e outros dois ficaram feridos, além das mortes de civis.

Karim Kadim/AP
Menino de 12 anos que perdeu parte de sua perna em explosão, quando ia a uma padaria
Uma das vítimas dos agressivos ataques desta quinta-feira é Laith Falah, 12, que perdeu parte de uma de suas pernas após explosão. O menino disse que estava indo comprar pão para o café da manhâ dele e de suas três irmãs. Falah recebeu tratamento e está hospitalizado, mas não corre risco de morte.

Outros dois carros-bomba, que estavam estacionados, explodiram poucos minutos depois. Um deles, ainda segundo a polícia, estava perto de uma mesquita xiita. Ainda não há informações sobre a explosão do quarto veículo carregado de explosivos.

Al Qaeda

Abdullah Mohammed Rashid al Roshoud, um dos terroristas sauditas mais procurados pelo governo do príncipe-herdeiro Abdullah, morreu durante um bombardeio aéreo norte-americano no Iraque, de acordo com informações do líder da Al Qaeda na região, o terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, divulgadas na internet.

Al Roshoud é um dos 26 homens mais procurados pela Arábia Saudita por envolvimento com ações terroristas. A lista foi preparada pelo governo saudita há cerca de dois anos e entregue a autoridades dos EUA.

A autenticidade do comunicado da internet ainda não pôde ser verificada.

O terrorista saudita teria sido morto nas proximidades da cidade de Qaim, na fronteira com a Síria --local vastamente atacado por soldados americanos nas últimas semanas. Chega-se a falar em cem mortes apenas nesta região.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja imagens das exposões com carros-bomba em Bagdá
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre explosões de carros-bomba no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página