Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2005 - 14h56

Ataques deixam mais de 40 mortos no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Seis agentes das forças de segurança iraquianas morreram e outro ficou ferido em um ataque rebelde ocorrido em um bairro do sudoeste de Bagdá (capital), informou a polícia local. Apenas neste domingo, o número de mortos em atentatados já chega a 42.

"As vítimas realizavam uma operação de vigilância em Al Saidia quando um grupo de insurgentes começou a atirar", afirmou o capitão da polícia iraquiana Ahmed Ali.

Reforços do Ministério do Interior, apoiados por tropas americanas, foram enviados ao local para ajudar na captura dos rebeldes.

O ataque na capital ocorre após a morte de pelo menos 36 pessoas em três diferentes ataques suicidas em Mossul, na região sul do país. Outras 19 pessoas ficaram feridas.

O primeiro ataque --que aconteceu em uma delegacia de polícia-- matou 15 pessoas --13 policiais e dois civis-- e feriu outras seis, de acordo com informações do Exército americano.

Menos de duas horas mais tarde, um segundo ataque suicida no estacionamento de uma base militar iraquiana matou 16 pessoas e feriu sete, de acordo com o Exército dos EUA. A maioria das vítimas eram trabalhadores civis que chegavam ao local.

Em um terceiro ataque, um suicida com o corpo coberto de explosivos invadiu o Hospital Jumhouri, também em Mossul, matando cinco policiais e ferindo outros seis, de acordo com informações da polícia local.

O ataque ao hospital foi reivindicado pelo grupo terrorista Al Qaeda no Iraque, liderado pelo jordaniano Abu Musab al Zarqawi. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos dois primeiros ataques.

Mossul, a terceira maior cidade iraquiana, fica a 360 km de Bagdá e é considerada um foco insurgente.

EUA

Também em Bagdá, um soldado dos EUA morreu e outros dois ficaram feridos em uma explosão, segundo comunicado divulgado pelo Exército americano neste domingo.

O Exército não especificou onde ocorreu o ataque. Os dois feridos foram levados para um hospital militar dos EUA e passam bem, segundo o comunicado.

Com este ataque, sobe para 1.735 o número de soldados americanos mortos no Iraque desde a invasão do país, em abril de 2003.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Rumsfeld confirma reuniões entre EUA e rebeldes

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques rebeldes no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre as tropas americanas no Iraque


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página