Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2005 - 22h43

Tribunal iraquiano interroga dois irmãos de Saddam Hussein

Publicidade

da EFE, em Bagdá

O tribunal especial encarregado de julgar os dirigentes do antigo regime iraquiano interrogou seis ex-altos cargos, dois deles irmãos de Saddam Hussein por parte de mãe, acusados de envolvimento em operações de limpeza étnica contra a população curda.

Um comunicado divulgado hoje pelo tribunal especial afirma que os acusados foram interrogados por sua relação com "os assassinatos e as operações de limpeza étnica contra curdos em Kirkuk", ao norte de Bagdá, em 1990.

A mesma fonte acrescenta que dois dos julgados, Taban Ibrahim Al Hassan e Watban Ibrahim Al Hassan, eram irmãos por parte de mãe de Saddam Hussein.

O relatório foi divulgado três dias depois das acusações que o primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al Jaafari, formulou contra os membros e juízes do tribunal de adiar o julgamento do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein.

O comunicado coincide com a exibição de imagens pelas redes de televisão iraquianas nas quais os acusados parecem estar respondendo em um interrogatório.

O tribunal especial para julgar Saddam Hussein e os altos dirigentes do antigo regime foi constituído em dezembro de 2003 pelo então governador civil americano, Paul Bremer, em colaboração com o governo provisório iraquiano.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques rebeldes no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página