Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2000 - 19h58

Para Brasil, decisão de Fujimori assegura plenitude da democracia

Publicidade

da Reuters
em Brasília

O governo brasileiro afirmou neste domingo que vê a decisão do presidente peruano, Alberto Fujimori, de convocar eleições no país como um esforço em busca da democracia.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores disse que o governo brasileiro, ao tomar conhecimento da decisão de Fujimori anunciada na madrugada de domingo, ``reitera sua solidariedade para com a nação peruana.''

O presidente peruano adotou a resolução de convocar as eleições, das quais afirmou que não irá participar, depois que o ministro da Inteligência, Vladimiro Montesinos, foi envolvido em um suposto caso de suborno.

Diante da situação, ``o governo brasileiro compreende a decisão tomada pelo presidente Fujimori como um passo adiante no esforço de buscar a integridade institucional, integral obediência aos padrões de dignidade, transparência e limpeza da vida pública, cuja transgressão é incompatível com o regime democrático'', afirmou o comunicado.

O governo do Brasil ``expressa sua confiança de que uma evolução no quadro político peruano reforçará os mecanismos de diálogo existentes e assegurará a plenitude da democracia, em concordância com o Comunicado de Brasília, assinado pelos presidentes da América do Sul no dia 01 de setembro'', complementou a nota.

O documento de vigência democrática citado acima foi aprovado pelos 12 líderes sul-americanos que participaram de um encontro sediado em Brasília para lançar um processo de integração política, comercial e física na região.

Leia mais sobre o governo Fujimori

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página