Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2005 - 07h31

Atentado com carro-bomba mata parlamentar xiita no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um atentado suicida realizado na capital iraquiana, Bagdá, atingiu nesta terça-feira o veículo onde estava o parlamentar xiita Dhari Ali al Fayadh, 87, com seu filho e mais dois guarda-costas, provocando a morte dos quatro integrantes do veículo.

Al Fayadh voltava de sua fazenda em Rashidiya (35 km a nordeste da capital iraquiana, Bagdá) quando um carro-bomba explodiu, informou Hummam Hammoudi, parlamentar xiita responsável pelo comitê que vai organizar a criação da nova Constituição iraquiana.

O legislador morto era um dos membros mais idosos do Parlamento iraquiano, e membro do Supremo Conselho para a Revolução Islâmica no Iraque, coalizão que agrega todos os partidos xiitas. Al Fayadh exercia o papel de líder interino do Parlamento.

"Esse é um ato covarde", disse o dirigente do partido xiita, Abel Aziz al Hakim. "Eu condeno e denuncio essa operação", afirmou, em plenário.

Al Fayadh também era xeque da tribo Al Boamer, na região de Mahmoudiya (30 km ao sul da capital), que unia clãs xiitas e sunitas.

A morte do parlamentar aumenta ainda mais a tensão entre a minoria sunita e a maioria xiita no Iraque. Na semana passada, uma série de carros-bomba explodiu em bairros xiitas da capital, matando ao menos 40 pessoas.

Norte

Logo depois, um outro carro-bomba explodiu no Iraque, desta vez ao norte da capital. O ataque ocorreu em Balad, localizada a 80 quilômetros da capital, e matou um soldado americano, segundo informações do Exército.

A bomba explodiu perto de uma base americana na região. Outro soldado ficou ferido e foi levado a um hospital militar próximo. O militar não corre risco de morte.

O Exército americano não quis divulgar a identidade do soldado morto.

Oeste

Tropas americanas e iraquianas lançaram nesta terça-feira uma nova ofensiva contra a guerrilha e os combatentes estrangeiros na Província de Al Anbar, oeste do país.

"As forças de segurança iraquianas e quase mil marines [fuzileiros navais] e soldados americanos participam de operações de segurança na Província de Al Anbar, região sunita onde se encontram insurgentes e combatentes estrangeiros", afirma um comunicado militar.

Cem soldados iraquianos participam na operação batizada de Saif (espada, em árabe).

As forças americanas e iraquianas concluíram recentemente uma operação na região de Al Karabilah, mais ao norte, perto da fronteira síria, que resultou na morte de 47 rebeldes, segundo o Exército.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Bagdá
  • Leia o que já foi publicado sobre ofensivas em Al Anbar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página