Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2005 - 08h13

Americanos iniciam nova ofensiva a oeste do Iraque

Publicidade

da Folha Online

Mais de mil soldados americanos e cerca de cem soldados iraquianos iniciaram nesta terça-feira uma nova ofensiva na Província de Al Anbar, a oeste do Iraque, com o objetivo de acabar com bolsões rebeldes na região, que abrigam, segundo o Exército dos Estados Unidos, terroristas iraquianos e sírios.

A operação tem como foco as cidades localizadas ao longo do rio Eufrates, entre as cidades de Hit e Haditha, localizadas na província.

Os marines [fuzileiros navais] que participam da operação receberam uma "boa acolhida" dos moradores de Hit, segundo o capitão Jeffrey Pool, porta-voz do Exército americano nessa região.

Ações

A Operação Espada acontece depois de várias ofensivas americanas na região. A última foi iniciada em 17 de junho último, e teve como foco a cidade de Karabilah, perto de Qaim, capital da província.

Segundo o Exército americano, rebeldes sunitas ocupam as regiões desertas do oeste, e o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, pode estar escondido em Al Anbar.

Em maio último, outra ação do Exército americano foi realizada na região. De acordo com os americanos, cem supostos rebeldes foram mortos. Essa ofensiva provocou até mesmo o seqüestro do então governador de Al Anbar Raja Nawaf Farhan al Mahalawi.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ofensivas em Al Anbar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página