Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2005 - 22h35

Congresso debate abreviamento de mandatos na Bolívia

Publicidade

da Folha Online

O Congresso boliviano inaugurou na tarde desta terça-feira uma sessão extraordinária de debates em busca de um acordo para abreviar os mandatos dos legisladores e viabilizar a convocação de eleições gerais legislativas no país.

As sessões acontecem, separadamente, na Câmara dos Deputados e no Senado, e no palácio Legislativo na praça de Armas, em La Paz (capital).

Antes da instalação das sessões, muitos parlamentares afirmou concordar em abreviar os mandatos no Congresso, o que equivale a reformar, mediante uma lei de necessidade, a Constituição, abrindo caminho para as eleições gerais, que devem renovar também o Executivo.

"Sinto que há uma vontade muito grande, de mais de dois terços do plenário-- 105 dos 157 votos possíveis---para viabilizar eleições gerais por um novo período constitucional", afirmou o líder do Congresso, Hormando Vaca Díez.

O atual presidente boliviano, Eduardo Rodríguez --que, como titular da Suprema Corte de Justiça, sucedeu Carlos Mesa após sua renúncia, há quase três semanas-- tem o poder de convocar as eleições para presidente e vice-presidente, mas precisa da aceitação dos parlamentares para convocar eleições legislativas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página