Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 05h31

Helicóptero dos EUA supostamente abatido no Afeganistão tinha 17 soldados

Publicidade

da Folha Online

O helicóptero americano de modelo CH-47 Chinook que caiu nesta terça-feira durante um policiamento aéreo no leste do Afeganistão tinha 17 soldados, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo Exército dos EUA. O comunicado oficial diz ainda que é provável que o helicóptero tenha sido abatido por rebeldes.

Ainda não há informações sobre o que aconteceu com os soldados. As buscas continuam e a área foi isolada. "Informações iniciais indicam que o acidente foi causado por fogo hostil. O estado dos membros ainda é desconhecido neste momento", diz o comunicado divulgado à imprensa.

O helicóptero caiu na região oeste da cidade de Asadabad, na Província de Kunar (leste do país), que fica na fronteira com o Paquistão.

Grupos rebeldes ligados ao Taleban [regime deposto pela coalizão liderada pelos EUA] reivindicam a autoria do ataque. O governador da Província, Asadullah Wafa, disse à agência de notícias Associated Press que membros da milícia disseram ter atingido o helicóptero com um foguete.

Um suposto porta-voz dos talebans, Mullah Latif Hakimi, telefonou para a Associated Press pouco antes da divulgação do acidente e afirmou que rebeldes derrubaram o helicóptero.

Hakimi freqüentemente realiza telefonemas para reivindicar a autoria de ataques em nome da milícia Taleban. Suas informações já se mostraram exageradas ou mentirosas e sua ligação com os líderes da milícia ainda não é clara.

"Este é um evento trágico para todos nós, e nossos corações e rezas vão para as famílias, para as pessoas queridas e para os membros que ainda lutam na área", afirmou o brigadeiro-general Greg Champion, que deu um recado aos rebeldes. "Nossa coragem e compromisso com a luta contra o terror dos EUA não vão diminuir".

Foi a segunda queda de um helicóptero Chinook no Afeganistão neste ano. Em 6 de abril, 15 soldados americanos e três civis morreram quando o helicóptero em que estavam caiu durante um tempestade de areia, quando retornava para a base dos EUA em Bagram.

O acidente desta terça-feira acontece após três meses de violentos confrontos entre as tropas americanas e os rebeldes talebans, que já mataram 465 supostos rebeldes, 29 soldados americanos, 43 policiais e soldados afegãos e 125 civis.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre queda de helicópteros
  • Leia o que já foi publicado sobre a milícia Taleban
  • Leia o que já foi publicado sobre o Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página