Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 13h28

Direita boliviana exige criação de Assembléia Constituinte

Publicidade

da Folha Online

Líderes do partido de direita boliviano NFR (Nova Força Republicana) e a brigada [comando administrativo] da capital constitucional Sucre exigem a convocatória de eleições para a criação de uma Assembléia Constituinte boliviana, junto à escolha do novo presidente, informou nesta quarta-feira o jornal boliviano "La Razón".

Com a definição da assembléia, o Congresso boliviano é automaticamente dissolvido. Esse processo atenderia a uma das maiores demandas políticas na Bolívia atualmente -- a renovação do corpo parlamentar--, evitando que os deputados e senadores pedissem pela renúncia dos cargos.

Em contrapartida, líderes do partido oposicionista MAS (Movimento ao Socialismo), pediram pela renúncia dos parlamentares, abreviando o processo de renovação.

Demissões

Em 10 de junho último, o novo presidente boliviano, Eduardo Rodríguez, tomou posse, substituindo Carlos Mesa, que pediu a renúncia. Rodríguez, que era presidente da Suprema Corte, e terceiro na linha sucessória boliviana, tem 180 dias --a contar da sua posse-- para convocar eleições.

O presidente do Congresso boliviano, Hormando Vaca Díez, afirmou que todas as bancadas, exceto a do NFR, tinham concordado em aprovar uma reforma constitucional, interrompida em 2002, que define a convocatória de uma Assembléia Constituinte.

Segundo o jornal "La Razón", Vaca Díez afirmou que, se o caminho da renúncia for a opção, 3.140 pessoas terão que sair do Congresso. A lei boliviana diz que, uma vez que renunciem os deputados e senadores titulares e suplentes, os políticos eleitos em até dez pleitos anteriores devem ocupar os cargos vagos.

As reuniões no Congresso boliviano devem prosseguir, até que haja uma definição sobre as eleições.

Com "La Razón"

Leia mais
  • Guerras e crises políticas tiram estabilidade da Bolívia
  • Disputa por controle de petróleo marca crise na Bolívia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise na Bolívia
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página