Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2005 - 13h06

Prefeito de Bagdá ameaça pedir demissão por falta de recursos

Publicidade

da Folha Online

Alaa Mahmoud al Timimi, prefeito da cidade de Bagdá, capital do Iraque, ameaça se demitir caso o governo não lhe dê os fundos e a ajuda necessários para a implementação de novos projetos, voltados principalmente à infra-estrutura de água na cidade, seriamente danificada pelos anos de guerra e insurgência.

"É inútil pedir a qualquer funcionário para permanecer, se não há meios que o ajudem a cumprir suas tarefas", afirmou, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira.

Ele também afirmou que o presidente Jalal Talabani e o primeiro-ministro Ibrahim al Jaafari prometeram o envio de recursos financeiros para a viabilização dos projetos.

Depois, o porta-voz de Al Timimi, Ameer Ali Hasson, disse que a Prefeitura de Bagdá pediu US$ 1,5 bilhão para o ano fiscal de 2005, mas recebeu apenas US$ 85 milhões.

Essa não é a primeira vez que Al Timimi ameaça deixar o cargo. Há dois meses, ele disse que iria abandonar a prefeitura, porque o governo iraquiano "não cumpria com as promessas".

Água

Temos que confessar que Bagdá sofre com a falta de água e isso está aumentando", disse o prefeito.

No início deste mês, uma bomba atingiu uma tubulação de água perto da capital, deixando milhões de pessoas sem água. Vários residentes também afirmam que a água tem um cheio ruim, e aparenta ser imprópria para consumo.

Al Timimi afirmou que a tubulação já foi consertada, e que a água deve voltar nos próximos dias.

A população estimada de Bagdá é de seis milhões de pessoas, e há nos reservatórios iraquianos 160 bilhões de litros de água potável, segundo o Exército americano.

Os militares americanos no Iraque também dizem que 65% dos projetos envolvendo a construção da infra-estrutura para o tratamento de água já foram terminados no Iraque, e que outros cem projetos estão em andamento.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a infra-estrutura no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página