Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 18h30

Bush visita a Dinamarca na véspera de início de reunião do G8

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, chegou a Dinamarca nesta terça-feira, em sua quarta visita à Europa neste ano.

Bush deve se reunir com o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, nesta quarta-feira, antes de se juntar a outros líderes para a reunião do G8 --grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia-- em Gleneagles, na Escócia.

O governo de centro-direita dinamarquês apóia a administração de Bush e enviou tropas para a coalizão liderada pelos EUA no Iraque e no Afeganistão.

Bush, acompanhado se sua mulher, Laura, chegou a bordo do Air Force One no aeroporto internacional de Copenhague.

O casal cumprimentou Rasmussen e sua mulher, Anne-Mette Rasmussen, antes de embarcar em um helicóptero que os levou ao palácio de Fredensborg, 35 km ao norte de Copenhague.

Inaugurado em 1722, o palácio costuma ser usado como casa de veraneio por membros da família real dinamarquesa. A principal figura da monarquia da Dinamarca, a rainha Margarida 2ª, e seu marido, o príncipe-consorte Henrik, deram as boas-vindas a Bush no palácio.

Pela tradição, membros reais e chefes de Estado que visitam o palácio gravam seus nomes nas janelas do prédio, inclusive o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, que visitou a Dinamarca em 1997.

Bush, que faz 59 anos nesta quarta-feira, é o segundo presidente americano em exercício a visitar a Dinamarca, depois de Clinton.

Horas antes da chegada de Bush, centenas de pessoas participaram de protestos anti-americanos na Dinamarca. Em Copenhague, cerca de 200 manifestantes marcharam até a Embaixada americana, entoando gritos de guerra anti-americanos e queimando bandeiras da Dinamarca e dos EUA.

Com Reuters

Leia mais
  • Leia cobertura completa sobre a Cúpula do G8-2005
  • Cúpula do G8 reúne países mais industrializados

    Especial
  • Enquete: Que assunto deve dominar as negociações do grupo?
  • Veja imagens dos protestos contra a Cúpula do G8
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página