Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 22h25

Dinamarqueses vão às ruas em véspera de reunião do G8

Publicidade

da Folha Online

Milhares de pessoas foram às ruas da Dinamarca nesta terça-feira para protestar contra a rápida visita do presidente americano, George W. Bush, a caminho da cúpula dos líderes do G-8 --sete países mais ricos do mundo mais a Rússia --que terá início amanhã em Edimburgo (Escócia).

Mais de 2.000 policiais estavam a postos nas ruas de Copenhague (capital) para garantir a segurança durante as manifestações, em uma das maiores operações que a Dinamarca já teve.

Os protestos tiveram início antes mesmo da chegada de Bush ao país, com cerca de 150 pessoas dando início a uma marcha pacífica anti-Bush na cidade de Aarhus, no norte do país.

Em Copenhague, organizadores afirmam que cerca de 5.000 pessoas compareceram a um show de rock que pediu que Bush faça mais pela pobreza e pelos doentes de Aids e portadores do vírus HIV em todo o mundo.

Os manifestantes também planejaram uma vigília pacífica do lado de fora do palácio de Fredensborg, onde Bush deve passar a noite. "Bush não é bem-vindo aqui", afirmou Arne Lund, um dos organizadores, antes do início da vigília.

O palácio, que fica na região norte de Copenhague, geralmente é aberto ao público, mas, devido à visita de Bush, centenas de policiais cercaram o local com blocos de pedra.

Na manhã desta terça-feira, policiais e especialistas em bombas examinaram dois pacotes suspeitos deixados na Embaixada dos EUA em Copenhague, mas concluíram que eles não continham explosivos.

Protestos

Nesta quarta-feira, várias manifestações anti-Bush devem acontecer do lado de fora da Embaixada americana em Copenhague. Segundo os organizadores, os protestos devem reunir cerca de 20 mil pessoas.

No início do dia, Bush deve se reunir com o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, pouco antes de seguir para a cúpula do G8.

O governo da Dinamarca apóia apóia os Estados Unidos e mantém cerca de 500 tropas no Iraque.

A polícia cercou Marienborg, a casa de veraneio oficial do primeiro-ministro dinamarquês, a norte de Copenhague, onde ele deve receber Bush nesta quarta-feira. Algumas das principais ruas e avenidas da área ficarão fechadas durante a reunião entre os dois líderes.

O espaço aéreo sobre Copenhague e a região sul do espaço aéreo da Suécia, país vizinho à Dinamarca, ficará fechado para vôos privados durante a visita de Bush. Vôos comerciais não serão afetados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia cobertura completa sobre a Cúpula do G8-2005
  • Cúpula do G8 reúne países mais industrializados

    Especial
  • Enquete: Que assunto deve dominar as negociações do grupo?
  • Veja imagens dos protestos contra a Cúpula do G8
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página