Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2005 - 06h43

Manifestantes e policiais se enfrentam antes de cúpula do G8 na Escócia

Publicidade

da France Presse, em Gleneagles

Manifestantes e policiais se enfrentaram de maneira violenta nesta quarta-feira na região de Gleneagles, no centro de Escócia, poucas horas antes do início da reunião de cúpula do G8, segundo informações da polícia de Tayside.

De acordo com a polícia de Tayside, responsável por garantir a segurança do evento que se celebra no hotel de Gleneagles, 70 km ao norte de Edimburgo, em vários pontos da região existem grupos de manifestantes e a polícia está tentando contê-los. Ao menos 16 manifestantes foram presos.

Em Edimburgo, a polícia também teve que conter um grupo de manifestantes. Segundo a polícia da cidade, várias ruas do centro da cidade foram fechadas por medida de precaução.

Os primeiros incidentes isolados aconteceram às 4h (0h de Brasília) no local conhecido como "eco-camp", perto de Stirling, que fica a menos de uma hora de carro de Gleneagles.

Com a cobertura de quase 2.000 jornalistas e precedida por gigantescos shows, protestos pacíficos e até violentos combates, que paralisaram o centro de Edimburgo na terça-feira, a reunião de cúpula do G8 provocou a mobilização do maior esquema de segurança na história do Reino Unido.

A segurança dos líderes dos sete países mais ricos do mundo e da Rússia será garantida por 10.000 policiais, 6.000 deles enviados da Inglaterra e do País de Gales.

Leia mais
  • Leia cobertura completa sobre a Cúpula do G8-2005
  • Cúpula do G8 reúne países mais industrializados

    Especial
  • Enquete: Que assunto deve dominar as negociações do grupo?
  • Veja imagens dos protestos contra a Cúpula do G8
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página