Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2005 - 08h21

Polícia prende 60 em choque com manifestantes anti-G8 na Escócia

Publicidade

da Folha Online

Manifestantes anti-G8 [grupo dos sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia] entraram novamente em confronto nesta quarta-feira perto do hotel Gleneagles (70 km de Edimburgo], onde líderes iniciam hoje a reunião anual do grupo. O choque terminou com 60 prisões e oito policiais feridos.

O chefe de polícia local, Iain MacLeod, confirmou o número de pessoas presas e feridos, e afirmou que "uma violenta minoria" de manifestantes foi "completamente inescrupulosa" em interromper uma manifestação pacífica.

Os manifestantes quebraram vidros de vários veículos com tijolos, e atiraram obstáculos nas ruas ao redor de Gleneagles, e bloquearam partes da principal rodovia que liga a região à Edimburgo (capital escocesa) na tentativa de impedir a chegada dos líderes ao local.

Alguns se algemaram no meio da rua para de formar uma barreira humana que bloqueasse a estrada. Policiais acabaram por retirar os manifestantes do local.

O hotel está sendo protegido por 10 mil policiais e uma cerca de aço com 8 km de extensão.

Diante do confronto, autoridades cancelaram a principal manifestação que iria acontecer nesta quarta-feira em Edimburgo, organizada pelo grupo G8 Alternativo. Líderes do grupo planejavam reunir mais de 5.000 pessoas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Leia cobertura completa sobre a Cúpula do G8-2005
  • Cúpula do G8 reúne países mais industrializados

    Especial
  • Enquete: Que assunto deve dominar as negociações do grupo?
  • Veja imagens dos protestos contra a Cúpula do G8
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página