Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 09h36

Veja repercussão dos atentados em Londres entre líderes europeus

Publicidade

da Folha Online

Londres foi atingida por uma série de explosões nesta quinta-feira, em atentado terrorista que deixou vários mortos e feridos. Segundo o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, trata-se de um "aparente ataque terrorista", que "coincide" com a abertura da cúpula do G8 [grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia].

Veja as reações de alguns líderes europeus aos atentados na capital inglesa.

Tony Blair (premiê britânico): "É razoável acreditar que houve uma série de ataques terroristas. É especialmente bárbaro que isso tenha acontecido em um dia em que as pessoas estão se reunindo para tentar resolver os problemas da fome na África, os problemas de longo-prazo de mudanças climáticas e no ambiente. Qualquer coisa que eles façam, estamos determinados a não permitir que eles nunca sejam bem sucedidos em destruir o que mais prezamos neste país."

Bertie Ahern (premiê irlandês): "Isso é terrorismo perpetrado contra pessoas comuns (...) isso é uma mancha negra na sociedade, um golpe devastador contra o povo (...) É uma enorme emergência. Um dia terrível e triste."

Jan Peter Balkenende (premiê holandês): "Terrorismo é um mal que ameaça todos os países da Europa. Uma vigorosa cooperação na União Européia e no mundo todo é crucial para enfrentar diretamente esse mal."

Ferenc Gyurcsany (premiê húngaro): "Violência de qualquer espécie é inaceitável, qualquer ação fora dos padrões das instituições democráticas é inaceitável. Não é aceitável que pessoas inocentes, crianças ou adultos, devam sofrer em Londres, ou em qualquer outro lugar do mundo, por causa do inaceitável terrorismo de uns poucos."

Javier Solana (chefe de Política Externa da União Européia): "Um acontecimento terrível pode acontecer a qualquer hora. Não podemos baixar a guarda. Estamos trabalhando todos os dias e de modo coordenado em todos os países da União Européia. Infelizmente há momentos em que não se pode prever um acontecimento [desse tipo]."

Franco Frattini (comissário europeu de Justiça e Segurança): "O que acontece é a trágica confirmação de que o terrorismo golpeia mais uma vez o coração da Europa e o país que exerce a presidência da União Européia e do G8."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bolsa de Londres cai com explosões em ônibus e estações de metrô
  • IRA nega relação com explosões em Londres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página