Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 11h21

Estações de Londres são alvo constante de ataques terroristas

Publicidade

da Folha Online

A série de explosões que ocorreu em Londres (Reino Unido) nesta quinta-feira, atingindo linhas de ônibus e estações de trens e metrôs é o último atentado registrado na cidade, que foi escolhida ontem para sediar os Jogos Olímpicos de 2012. Ao menos 190 pessoas foram feridas, e 150 delas estão em estado grave.

Essa não é a primeira vez que as estações de Londres são atacadas por terroristas. Veja outros episódios envolvendo ataques terroristas nesses locais:

Novembro de 2002 - A polícia prende três homens de origem africana, suspeitos de preparar um ataque com gás para ser realizado no metrô londrino.

3 de fevereiro de 1993 - Uma bomba explode na estação South Kensington, sem provocar vítimas.

22 de dezembro de 1992 - Uma bomba explode na estação Hampstead.

7 de fevereiro de 1992 - Uma bomba incendiária explode na estação de Barking, sem provocar vítimas.

29 de agosto de 1991 - Três bombas incendiárias são encontradas no depósito do metrô de Londres.

18 de fevereiro de 1991 - A explosão de uma bomba na estação de Victoria deixou um morto e mais de 40 feridos. O atentado foi reivindicado pelo Exército Republicano Irlandês (IRA). Uma segunda bomba explode na estação Paddington, mas não deixa vítimas.

Outubro de 1983 - A polícia desativa uma bomba instalada na via da estação London Bridge, onde havia ocorrido um incêndio dois meses antes.

1976 - Um terrorista matou um condutor de metrô pouco depois da explosão de um carro-bomba na estação de West Ham, na parte oriental de Londres. Nove passageiros ficaram feridos.

No mesmo ano, uma bomba explodiu em um trem na estação de Wood Green, ferindo uma pessoa, e um artefato explosivo foi detonado na estação Cannnon Street.

Outubro de 1975 - Uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas após a explosão de uma bomba em Picadilly, perto da entrada da estação Green Park.

Setembro de 1973 - uma onda de atentados com bomba fere 18 pessoas nas estações de Victoria, Euston e King Cross. Policiais desativaram uma outra bomba na estação Baker Street.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ataques deixam 190 feridos em Londres; grupo reivindica ação
  • Blair deixa cúpula do G8 e vai para Londres após atentados
  • Veja seqüência dos incidentes e explosões em Londres

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atentados em Londres
  • Leia o que já foi publicado sobre o metrô de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página