Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 12h16

Líderes do G8 fazem acordo para proteger meios de transporte na Europa

Publicidade

da Folha Online

Líderes do G8 [grupo que reúne os sete países mais ricos do mundo e a Rússia] fizeram um acordo para proteger trens e metrôs de possíveis ataques terroristas, segundo o comunicado divulgado nesta sexta-feira, ao fim da reunião de três dias, interrompida ontem por um atentado terrorista contra ônibus e trens em Londres, que matou mais de 50 pessoas.

"Vamos trabalhar para melhorar a troca de informações sobre o movimento dos terroristas nas fronteiras dos países, e para ter mais acessos às informações sobre possíveis ameaças", diz o texto da declaração final da cúpula.

"Pedimos, como líderes do G8, para que os países sustentem o compromisso de identificar e reduzir a ameaça terrorista, promover a liberdade e justiça, e proteger a democracia", afirma o documento, assinado por líderes de Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

A declaração dos líderes do G8 também condenou os ataques em Londres, ocorridos nesta quinta-feira.

Em comunicado ao fim da cúpula nesta sexta-feira, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair --que preside o grupo este ano-- afirmou que "não há esperança nem futuro" para o terrorismo.

A reunião terminou mais cedo nesta sexta-feira, já que Blair precisou retornar a Londres, para acompanhar as investigações sobre os atentados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Cúpula do G8 reúne países mais industrializados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a Cúpula do G8-2005
  • Veja imagens dos protestos contra a Cúpula do G8
  • Leia o que já foi publicado sobre o G8
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página