Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 13h06

Furacão se aproxima de Cuba e provoca retirada emergencial de civis

Publicidade

da Folha Online

Dezenas de milhares de cubanos foram retirados da costa sul de Cuba nesta sexta-feira, por causa da aproximação do furacão Dennis, que deve chegar com ventos a 215 km/h e intensas chuvas. A agitação do mar --que já ocorre por causa do furacão-- provocou várias inundações.

O furacão deve chegar à costa americana (Flórida e Louisiana) neste domingo.

Dennis, primeiro furacão desta temporada, deve atravessar todo o centro de Cuba, passando pelas províncias de La Habana --incluindo a capital--, Cienfuegos, Matanzas, Villa Clara e Sancti Spíritus.

A aproximação do furacão começou a causar estragos desde a noite desta quinta-feira, quando ventos fortes atingiram as Províncias de Camaguey, Granma e Santiago de Cuba, bastante próximas ao mar. Vários locais estão inundados. Árvores e telhados de casas foram arrancados.

No início da madrugada, o furacão alcançou a cidade de Cabo Cruz (Granma), no extremo sudeste da ilha. Os ventos provocaram a formação de ondas gigantes. Por questões de segurança, autoridades suspenderam a energia elétrica do local.

Na manhã desta sexta-feira, o furacão Dennis estava a 440 km a sudeste de La Habana, e se movia a noroeste a uma velocidade de 26 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões de Miami.

Retirada

Centenas de milhares de pessoas em todo o país foram levadas a albergues. Animais e alimentos também foram guardados em lugares seguros, afirmou Domingo Carretero, chefe do Estado Maior da Defesa Civil.

A Defesa Civil de Cuba ativou seus postos de controle em províncias e cidades, e preparou lugares seguros, alimentos e equipes médicas para atender eventuais feridos. O Ministério da Educação suspendeu as aulas.

O Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba ordenou a suspensão dos vôos nacionais e o desvio dos internacionais das províncias do leste, incluindo Holguín.

Na sua passagem pelo Caribe, o Dennis já atingiu a Jamaica e o Haiti. Chuvas intensas nesses países provocaram deslizamentos de terra, enchentes e interrupção da eletricidade. A República Dominicana também foi atingida.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página