Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 17h33

Furacão Dennis causa estragos e cortes de energia elétrica em Cuba

Publicidade

da Folha Online

O poderoso furacão Dennis, que atingiu a costa sul do centro de Cuba nesta sexta-feira, causou "sérios danos materiais" no leste do país, segundo fontes do governo. Não houve registro de vítimas.

Os fortes ventos do Dennis --furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai de 0 a 5-- deixaram 85% do território de Santiago de Cuba sem energia elétrica, segundo fontes da Agência de Informação Nacional (AIN).

A cidade --que fica a 960 km da capital Havana-- é a segunda em importância da ilha.

Segundo a agência, estradas e torres de comunicação também foram afetadas pelos fortes ventos. Cerca de 20 casas foram destruídas e outras cem ficaram danificadas. Cidades turísticas do litoral de Santiago de Cuba também sofreram estragos.

Vários municípios e povoados estão isolados e sem comunicação telefônica. A agência informou ainda que as Províncias de Camagey e Granma também foram atingidas pelo furacão, que ocasionou penetração do mar.

Em Camagey, os maiores danos foram registrados em Santa Cruz do Sul, onde a penetração do mar danificou uma grane quantidade de casas e os fortes ventos cortaram a energia elétrica e as linhas telefônicas.

Segundo a agência, as outras províncias da região -- como Guantánamo, Las Tunas e Holguín-- não sofreram danos.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 700 mil cubanos e 2.500 turistas estrangeiros foram levados para albergues em vários pontos do país, diante da aproximação do furacão, qualificado de "feroz" e "extremadamente perigoso" pelo Centro Nacional de Furacões [CNH, na sigla em inglês] de Miami (EUA).

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página