Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2005 - 13h17

Furacão Dennis se aproxima de ilhas no sul da Flórida

Publicidade

da EFE, em Key West (EUA)

O furacão Dennis entrou na madrugada deste sábado nas águas do golfo do México com ventos de mais de 165 km/h e fortes chuvas, ameaçando as ilhas do sul da Flórida (EUA).

Embora as autoridades americanas não tenham falado em vítimas, os fortes ventos e as chuvas afetaram o sul da Flórida, de onde foram retiradas mais de 50 mil pessoas nas últimas horas, a maioria no arquipélago de ilhas que compõem o Florida Keys.

Key West, a 150 quilômetros do litoral cubano, é hoje a localidade americana mais próxima do olho do furacão e foi atingida durante a noite e a madrugada por ventos de mais de 123 km/h.

Força

Tanto Key West como outras ilhas próximas estão sem luz. Houve regiões inundadas e muitas árvores foram derrubadas pela força do vento.

Durante as últimas dez horas a ondulação aumentou, embora os ventos tenham diminuído nas primeiras horas de hoje. Nesta manhã, o centro do Dennis estava 182 quilômetros a oeste de Key West.

Também haverá fortes chuvas no centro de Cuba, ilha que o Dennis atravessou da tarde da sexta-feira até esta madrugada e onde deixou pelo menos dez mortos e muitos prejuízos.

A previsão de trajetória do furacão, atualmente de grau 2 na escala de Saffir-Simpson (que vai até 5), aponta em direção aos estados americanos localizados ao norte do golfo do México, e espera-se que o Dennis atinja o continente novamente no Alabama ou em Estados mais próximos neste domingo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página