Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2005 - 20h58

Furacão Dennis ganha força e leva pânico ao sudeste dos EUA

Publicidade

da EFE, em Miami
da Folha Online

O furacão Dennis ganhou força hoje durante a passagem pelas águas do golfo do México rumo ao sudeste dos Estados Unidos. Com velocidade de até 185 Km/h, o furacão foi elevado de categoria dois para três na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco graus de perigo.

No Caribe, o furacão matou pelo menos 32 pessoas, sendo dez delas em Cuba.

O olho do furacão se encontrava a 26,1 graus de latitude norte e a 84,9 de longitude oeste, 458 km ao sul de Panamá City (Flórida) e cerca de 619 km ao sudeste de Biloxi (Mississippi), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que fica em Miami.

O sudeste dos EUA se prepara para receber o furacão Dennis ainda mais forte na noite do domingo ou na madrugada de segunda-feira, pois o CNH já avalia que o fenômeno pode alcançar novamente a categoria quatro antes mesmo de chegar em terra firme (com ventos superiores a 211 Km/h).

Habitantes, turistas e inclusive cerca de mil trabalhadores e empregados das plataformas petrolíferas foram retirados do golfo do México. Mais de um milhão de pessoas começaram a abandonar forçosa ou voluntariamente suas casas uma região que abrange o noroeste da Flórida e o sul dos Estados de Alabama, Mississippi e Louisiana.

Cuba e Haiti sofreram graves danos durante a passagem do Dennis, que entrou na ilha registrando categoria quatro e ventos de 240 Km/h.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página