Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2005 - 11h52

Furacão Emily ganha força e pode atingir Jamaica e Cancun

Publicidade

da France Presse

O furacão Emily ganhou força na madrugada de sábado enquanto se aproximava da Jamaica, em uma trajetória que pode incluir o balneário de Cancun e a fronteira entre México e Estados Unidos. As autoridades jamaicanas pediram aos residentes da costa sul da ilha que sigam para regiões mais seguras. Além disso, fecharam os prédios governamentais e os aeroportos.

O Emily já passou pela Venezuela, Trinidad e Tobago, e pela ilha de Granada, onde provocou uma morte e deixou um rastro de destruição.

Depois de perder força na sexta-feira, o Emily a recuperoudurante a noite e alcançou a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (de 5), com ventos máximos de 220 km por hora e rajadas ainda mais fortes. As previsões indicam que passará a 70 km da costa sul da Jamaica, com a possibilidade de causar danos significativos.

Às 9h (6h de Brasília), o Emily estava 440 km ao sudeste de Kingston e se deslocava a 30 km por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH) de Miami.

Na semana passada, o furacão Dennis também afetou a Jamaica, deixando um morto --entre as 62 vítimas fatais causadas por sua passagem pelo Caribe e sudoeste da Flórida-- e provocando inundações que obrigaram milhares de pessoas a abandonar suas casas.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Ivan
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Dennis
  • Leia o que já foi publicado sobre o furacão Emily
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página